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Investigação em curso

Estão em curso 7 Projetos financiados por Agências Internacionais e 5 Projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia


CROSSCUT: Cross-Curricular Teaching

2016-1-FR01-
KA201-024206
Instituição Coordenadora: CIEP - Centre international d’Études Pédagogiques (França)
Financiamento global: 410.749,00€
Financiamento UM: 33.574,00€
Investigador@s CIEd: Maria João Gomes, Ana Serrano


Helping Students with Learning disabilities – Dyslexia

2016-1-BG01-KA202-023687
Instituição Coordenadora: EG Consult Ltd (Bulgaria)
Financiamento global: 162 515,00€
Financiamento UM: 20 485,00€
Investigador@s CIEd: Ana Paula Loução Martins
Grupo de Investigação: Desenvolvimento psicossocial, Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais 


Bringing Life into the classroom: innovative use of mobile devices in the educational process (Blic&Clic)

2016-1-RO01-KA201-024659- 24 meses
Instituição Coordenadora: Colegiul Tehnic Edmond Nicolau Focsani (Roménia)
Financiamento global: 287 035,00€
Financiamento UM: 32.985,00€
Investigador@s CIEd: Bento Silva
Grupo de Investigação: Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum


BleTeach 
- Blended Learning in Teachers' Professional Development - Developing a Blended Learning Course in Content Area Literacy for Secondary Teachers


VG-SPS-NW-15-30-013892 - 30 meses
Instituição Coordenadora: Universität zu Koln (Alemanha)
Financiamento global: 259.161,00€
Financiamento UM: 36.683,00€
Investigador@s CIEd: Maria de Lourdes Dionísio

Grupo de Investigação: Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum


Better e-learning for all


2015-1-TR01-KA204-021954
Instituição Coordenadora: Çukurova Üniversitesi (Turquia)
Financiamento global: 254 360,00€
Financiamento UM: 30.015,00€
Investigador@s CIEd: Bento Silva
Grupo de Investigação: Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum



The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)

Financiamento: Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da União Europeia; European Science Foundation; Conselho da União Europeia
Ref: ISCH COST Action IS1410
Coordenadora: Jackie Marsh, University of Sheffield
Países participantes: Bulgaria, Croácia, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estonia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Luxemburgo, Malta, Noruega, Portugal, Reino Unido, Roménia, Suécia
Membro do comité de gestão em Portugal: Iris Pereira, CIEd, UMinho
Investigador@s CIEd: Íris Pereira, Altina Ramos
Aprovação: 2-12-2014
Duração: 24-04-2015 - 24-04-2019
Web:
http://www.cost.eu/COST_Actions/isch/Actions/IS1410
Grupo de Investigação: Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum

Strengthening Europeans' capabilities by establishing the European literacy network (ELN)
 

Financiamento: Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da União Europeia; European Science Foundation; Conselho da União Europeia
Ref: ISCH COST Action IS1401
Coordenador: Rui A. Alves, Universidade do Porto
Países participantes: Alemanha, Antiga República Jugoslava da Macedónia , Áustria, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romania, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia
Investigador@s CIEd: José António Brandão Carvalho, CIEd, UMinho
Aprovação: 14-05-2014
Duração: 12-12-2014 - 11-12-2018
Web: http://www.is1401eln.eu/en/
Grupo de Investigação: Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum


Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva

PTDC/MHC-CED/3775/2014
Financiamento UM: 74 961,17 €, 2016 - 2018
Investigadora Responsável: Fátima Antunes
Instituição Proponente: Universidade do Minho
Website:
http://net.ie.uminho.pt/eduplaces-cied
Grupo de Investigação: Políticas, Governação e Administração da Educação


Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX
PTDC/MHC-CED/0893/2014
Financiamento UMinho: 2760 €, 2016 - 2018
Investigador Responsável (UMinho): José António Afonso
Instituição Proponente: Universidade do Porto
Grupo de Investigação: Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum


+Cidadania

Financiamento UMinho: 5000 €
Investigador Responsável (UMinho): António José Osório, 2016-2017
Instituição Proponente: Universidade do Minho

A plataforma de partilha e cooperação +Cidadania é um projeto que resulta do consórcio estabelecido entre a empresa Lusoinfo Multimédia e o Instituto de Educação da Universidade do Minho. Na sua fase piloto, no ano letivo 2016-7, envolve professores e escolas do 1ºciclo do ensino básico nos municípios que fazem parte do Quadrilátero: Barcelos, Braga, Guimarães e V. N. de Famalicão.
Esta plataforma digital disponibiliza, aos educadores e às famílias, recursos digitais, guiões de trabalho e atividades experimentais e interativas aliciantes e pedagógicas, dirigidos a crianças do 1.º ciclo do ensino básico, com o intuito de trabalhar conhecimentos, atitudes e comportamentos que reflitam uma maior consciência social e respeito pela natureza. Neste sentido, a plataforma +Cidadania  visa promover a cidadania participativa das crianças e mobilizar uma rede social e comunitária tendo em vista a construção de uma sociedade mais solidária, responsável e interdependente.
Email:
maiscidadania@ie.uminho.pt
Site: maiscidadania.lusoinfo.com
Grupo de Investigação: Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum



Pós-Doutoramentos


Kids Media Lab: Tecnologias e a Aprendizagem da Programação em Idade Pré-Escolar

Bolsa de pós-doutoramento: Maribel Santos Miranda Pinto
SFRH/BPD/109205/2015
Período: 2016 - 2019
Orientação: António José Meneses Osório
Resumo: O projeto de investigação Kids Media Lab - Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, pretende consolidar conhecimento sobre as teorias de aprendizagem, através da introdução da programação de forma lúdica e criativa nas atividades no jardim-de-infância. Iremos levar tablets e robôs a jardins-de-infância de 5 distritos de Portugal (Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu), para durante o ano letivo 2016/2017 desenvolver atividades de programação e robótica com as crianças.
Página web: http://www.nonio.uminho.pt/kidsmedialab
Email: kidsmlab@ie.uminho.pt
Grupo de Investigação: Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum


Contextos de aprendizagem, diferenciação cognitiva e rendimento académico em adolescentes portugueses
Bolsa de pós-doutoramento: Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos
SFRH/BPD/93009/2013
Período: janeiro,2014 - janeiro, 2017
Orientação: Leandro da Silva Almeida
Resumo: Quer na análise das dificuldades de aprendizagem, quer no apoio aos processos de exploração e de decisão vocacional, o estudo dos fatores que contribuem para a diferenciação cognitiva ao longo da adolescência e para a explicação do rendimento académico assume-se como essencial. Partindo da teoria de Cattell-Horn-Carroll (CHC) das habilidades cognitivas, e considerando uma amostra de cerca de 600 adolescentes, dos 6.º, 9.º e 12.º anos de escolaridade, das zonas norte e sul de Portugal Continental, o presente projeto propõe-se estudar a relação entre fatores cognitivos (inteligência e aptidões específicas – numérica, verbal e espacial) e fatores não cognitivos (interesses vocacionais, origem social, passado escolar, atividades de tempos livres) na explicação da diferenciação cognitiva dos alunos e na sua aprendizagem (rendimento académico). Será dado privilégio à metodologia de análise quantitativa, em face dos objetivos e dimensão da amostra, com recurso ao modelo das equações estruturais tidas como mais promissoras neste âmbito.
Grupo de Investigação: Desenvolvimento psicossocial, Aprendizagem e Necessidades Especiais


Da formação académica à inserção profissional: Fatores de impacto na empregabilidade de diplomados portugueses
Bolsa de pós-doutoramento: Sílvia Correia Monteiro
SFRH/BPD/92331/2013
Período: janeiro,2014 - dezembro, 2017
Orientação: Leandro da Silva Almeida e Adela García Aracil (Ingenio, CSIC, Universidade Politecnica de Valencia)
Resumo: Num contexto socioeconómico marcado por um elevado índice de competitividade e rápida mutação, em que os diplomados precisam de se adaptar às novas e progressivas exigências do mercado de trabalho, este projeto procura identificar os fatores de impacto na empregabilidade de diplomados portugueses. Adotando uma visão integradora de várias linhas de investigação, serão consideradas as variáveis de background socioeconómico, o rendimento académico, os recursos psicológicos, as experiências curriculares e as competências adquiridas na inserção dos jovens diplomados no mercado de trabalho, analisando ainda a correspondência destas variáveis face às exigências, necessidades e características das entidades empregadoras. Dada a exiguidade da investigação neste domínio em Portugal, pretende-se conhecer os percursos de profissionalização destes diplomados e a sua relação com as caraterísticas pessoais, experiências curriculares e caraterísticas do tecido empresarial, contribuindo assim para uma reflexão sobre a necessária articulação entre a formação no ensino superior e o mercado de trabalho.
Grupo de Investigação: Desenvolvimento psicossocial, Aprendizagem e Necessidades Especiais






 


 
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