Universidade do Minho  

 
 
  Autenticação/Login
 
home
Contactos
Mapa do Site
email
   
  imprimir
 
 



Projetos Concluídos 


VOICES - The VOICE of European Teachers



526613-LLP-1-2012-1-NL-COMENIUS-CNW 2013-2015
Coord: Saxion University of Applied Sciences (Netherlands)
Instituições Participantes: Saxion University of Applied Sciences (Netherlands), Hogeschool Universiteit Brussel (Belgium), Universitat Autonoma de Barcelona (Spain), Università degli Studi di Minano-Bicocca (Italy); University of Derby (United Kingdom), Uludag University (Turkey); University of Teacher Education Central Switzerland Schwyz (Switzerland); University of Teacher Education Styria (Austria); Universidade do Minho (Portugal); Univerzita Plackého Olomouc (Czech Republic)
UM: 40.654,00€
http://www.european-teachers.eu/
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes 


ELINET – European Policy Network of Literacy Research Organisations


EAC/S05/2013. 2013-2016
Financiamento UM: 50.000,00€
Investigadora Responsável (Portugal): Maria de Lourdes Dionísio
http://www.eli-net.eu/
Grupo de Investigação: Literacias - Práticas e Discursos em Contextos Educativos


Qualidade e direito à educação superior: estratégias institucionais em tempos de globalização
Financiamento: FCT/CAPES, Ref: FCT 2382 | ref. CAPES 10371/13-3
Coord.: Maria Isabel da Cunha (UNISINOS, BR); Carlinda Leite (Universidade do Porto, PT)Universidades participantes: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Estado da Bahia; Universidade do Porto, Universidade do Minho
Duração do projeto: março de 2014 a março de 2016
Grupo de investigação: Desenvolvimento psicossocial, Aprendizagem e Necessidades Especiais


KeyCoNet - Key Competence Nework on School Education

EAC/13/2011
Financiamento UM: 7.759,00€, Comissão Europeia, 2012-2013
Investigadora Responsável (Portugal): Maria João Gomes
http://keyconet.eun.org/
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes


Identidade Profissional Docente e Inovação Pedagógica na Educação Básica no Brasil e em Portugal: desafios e proposições para o trabalho dos professores na escola para o séc. XXI
Ref. Proc. 324/13 FCT/CAPES 2013-2014
Coord: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)
Instituições Participantes: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil); Universidade Federal da Paraíba (Brasil); Universidade do Estado da Bahia (Brasil); Universidade federal do Ceará (Brasil); Universidade Estadual do Ceará (Brasil); Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Brasil); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Brasil); Universidade do Minho (Portugal); Universidade de Lisboa (Portugal); Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal).
UM: 9.000€
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes


ISIT – Implementation Strategies for Innovations in Teachers´ Professional Development (Comenius Accompanying Measures)

539512-LLP-1-2013-1-DE-COMENIUS-CAM
Investigadora Responsável (Portugal): Maria de Lourdes Dionísio
http://isit-project.eu/
Grupo de Investigação: Literacias - Práticas e Discursos em Contextos Educativos


EUPALT – European Passport for the Education of Therapists/Teachers working with people with dyslexia"

LLP-LDV-TOI-11-AT-0009
Financiamento UM: 20.787,00€, Comissão Europeia, 2011-2013
Investigadoras Responsáveis (Portugal): Ana Paula Loução Martins e Anabela Cruz Santos
http://www.dyslexia-project.eu/
Grupo de Investigação: Desenvolvimento, Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais


BaCuLit – Basic Curriculum for Teachers’ In-service Training in Content Area Literacy in Secondary Schools

LLP-2010-DE-COMENIUS-CMP
Financiamento UM: 32.050, 00€, Comissão Europeia, 2011-2012
Investigadora Responsável (Portugal): Maria de Lourdes Dionísio
http://www.alinet.eu/
Grupo de Investigação: Literacias - Práticas e Discursos em Contextos Educativos


DEVPOLUX – The effects of multilingualism and Socio Economic Status on Children’s Cognitive Development
(O Impacto do Multilinguismo e do Estatuto Sócio-Económico no Desenvolvimento Cognitivo da Criança em Idade Escolar)

CO 09/LM/07-FNR-CORE-DEVPOLUX - Fonds National de la Recherche – Luxembourg - 2010-2013
Coord: University of Luxembourg
Instituições Participantes: Universidade do Minho, University of São Paulo, Federal University of São Paulo, Federal University of Recôncavo of Bahia, Federal University of Bahia, Saarland University (Alemanha), Jorge Amado University Center, York University (Canada)
Investigadora Responsável (Portugal): Anabela Santos
UM: 6.000,00€
Grupo de Investigação: Desenvolvimento, Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais


SimSafety - The "flight simulador" for internet safety

Comissão Europeia, 2009-2010
Financiamento UMinho: 52.618,00 €
Investigador Responsável (Portugal): António José Osório
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes



Avaliação do impacto das políticas de antitabaco nos Estados Membros relativas à exposição ao fumo passivo e consumo de tabaco

101055 IMPASHS
Financiamento UM: 23.260,00€, Comissão Europeia, 2008-2011
Investigador Responsável (Portugal): José Precioso
Grupo de Investigação: Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento


LIFT-2: Literature Framework for Teachers Secondary Education

502357 - LLP-1-2009-1-NL-COMENIUS
Financiamento UM: 38.434,00€, Comissão Europeia, 2009-2012
Investigadora Responsável (Portugal): Maria de Lourdes Dionísio
http://pt.literaryframework.eu/
Grupo de Investigação: Literacias - Práticas e Discursos em Contextos Educativos


Entre mais e melhor escola: a Excelência Académica na Escola Pública Portuguesa
(Between More and Better School: academic excellence in Portuguese state schools)
PTDC/IVC-PEC/4942/2012
Financiamento UM: 49.939,00€, 2013-2015
Investigadora Responsável: Leonor Torres
Grupo de Investigação: Políticas, Governação e Administração da Educação


A Literacia das Disciplinas Escolares: Características e Desafios Para Mais Engagement e Aprendizagem
(Content area literacies: Features and challenges for more engagement and learning)
EXPL/MHC-CED/0645/2013
Financiamento UM: 29.784,00€, 2014-2015
Investigador Responsável: Maria Helena Martinho
Grupo de Investigação: Literacias - Práticas e Discursos em Contextos Educativos


Monitorização do Risco de Dificuldades de Aprendizagem Especificas na Leitura de Alunos do 4º ano e Comparação com Resultados destes Mesmos Alunos quando no 2º e 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
(Curriculum-based measurements to establish risk for specific reading disabilities 4th grade students and comparison of results from these students when they were in 2sd and 3rd grade of Basic Education)
EXPL/MHC-CED/2449/2013
Financiamento UM: 10.533,00€, 2014-2015 
Investigador Responsável: Ana Paula Martins 
Grupo de Investigação: Desenvolvimento, Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais


Impacto e efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior
(Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools) 
PTDC/CPE-CED/116674/2010
Financiamento UM: 29.891,00€, 2012-2015
Investigador Responsável: José Augusto Pacheco
Grupo de Investigação: A Construção Teórica e Prática do Currículo em Contextos Formais, Não-Formais e Informais
Sumário executivo


Manual Digital II
QREN -2010/013657
Financiamento UM: 109.921,11 €, 2010-2014
Investigador Responsável (UMinho): António José Osório
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes


Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas
(Assessment, Teaching And Learning In The Portuguese And Brazilian Higher Education: Realities And Perspectives)
PTDC/CPE-CED/114318/2009
Financiamento UM: 19.494,00€, 2011-2014
Instituição Principal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/UL)
Investigadora Responsável (UMinho): Palmira Alves
Grupo de Investigação: A Construção Teórica e Prática do Currículo em Contextos Formais, Não-Formais e Informais 


Dos Jogos às Actividades Interactivas para Mobile-Learning
(From games to interactive activities for mobile-learning)
PTDC/CPE-CED/118337/2010
Financiamento: 21.559,00€, 2012-2015 
Investigadora Responsável: Ana Amélia Carvalho
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes


Prevenção do Tabagismo em Adolescentes e Crianças em Idade Escolar: construção e avaliação longitudinal de um programa de prevenção baseado nas diferenças de género
(Prevention of Tobacco Use in Adolescents and School-Aged Children: construction and longitudinal evaluation of a prevention program based on gender differences)
PTDC/IVC-PEC/5133/2012
Financiamento UM: 52.169,00€, 2013-2015
Investigador Responsável: José Precioso
Grupo de Investigação: Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento


Educação em Ciências para a cidadania através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
(Science education for citizenship through learning based on problem solving)
PTDC/CPE-CED/108197/2008
Financiamento UM: 102.740,00€, 2010-2013
Investigadora Responsável: Laurinda Leite
Grupo de Investigação: Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento


Prevenir o consumo de álcool em adolescentes escolarizados: melhorar o conhecimento para uma prevenção eficaz
(Prevent alcohol consumption in school adolescents: improving knowledge for effective prevention)
PTDC/CPE-PEC/117991/2010
Financiamento UM: 47.700,00€, 2012-2015
Investigador Responsável: José Precioso
Grupo de Investigação: Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento 


Desenvolvimento da nova geração de materiais de aprendizagem híbridos
(Developing the next generation of hybrid learning materials)
PTDC/CPE-CED/110417/2009
Financiamento UM: 138.896,00€, 2011-2013
Investigadora Responsável: Clara Coutinho
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes


A vida em Mudança. Literacia na Educação de Adultos
(Changing Lives - Literacy in Adult Education)
PTDC/CPE-CED/105258/2008
Financiamento UM: 96.204,00€, 2010-2013
Investigadora Responsável: Maria de Lourdes Dionísio
Grupo de Investigação: Literacias: Práticas e Discursos em Contextos Educativos


Utilização da Monitorização com base no currículo como forma de identificar alunos em risco de desenvolverem dificuldades de aprendizagem específicas na área da leitura
(Use of monitoring based on the curriculum as a way to identify students at risk of developing learning disabilities in the reading area)
PTDC/CPE-CED/111430/2009
Financiamento UM: 20.291,00€, FCT, 2011-2013
Investigadora Responsável: Ana Paula Loução Martins
Grupo de Investigação: Desenvolvimento, Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais


Avaliação do Desempenho Docente: compreendendo a sua complexidade para a tomada de decisões fundamentadas na investigação
(Teacher Performance Assessment: understanding the complexity to make decisions based on research)
PTDC/CPE-CED/104786/2009
Financiamento UM: 15.562,00€, 2010-2013
Instituição Principal: Universidade de Aveiro
Responsável no CIEd-UM: Palmira Alves
Grupo de Investigação: A Construção Teórica e Prática do Currículo em Contextos Formais, Não-Formais e Informais 


Elearning e Avaliação no Ensino Superior
(E-learning and Assessment in Higher Education - @ssess.he)
PTDC/CPE-CED/104373/2008
Financiamento UM: 5.877, 00€, 2010-2013
Instituição Principal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/UL)
Responsável no CIEd-UM: Maria João Gomes
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes


Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
(Professional Practices of Mathematic Teachers)
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Financiamento UM: 6.516,00€, 2011-2013
Instituição Principal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/UL)
Responsável no CIEd-UM: Maria Helena Martinho
Grupo de Investigação: Literacias: Práticas e Discursos em Contextos Educativos


Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos
(Putting knowledge in context towards the improvement of students´ achievement)
PTDC/CPE-CED/113768/2009
Financiamento UM: 17.129,00€, 2011-2014
Instituição Principal: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - UP
Responsável no CIEd-UM: José Carlos Morgado
Grupo de Investigação: A Construção Teórica e Prática do Currículo em Contextos Formais, Não-Formais e Informais


Consciência Histórica: Teoria e Práticas II
PTDC/CED/72623/2006
Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Investigadora Responsável: Doutora Maria Isabel Gomes Barca Oliveira
http://webs.ie.uminho.pt/conscienciahistorica
Grupo de Investigação CIEd: Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento


Prevenção da Exposição de Crianças em Fumo Ambiental de Tabaco (FAT) no seu domicílio
PTDC/CPE-CED/098281/2008
Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Investigador Responsável: Doutor José Precioso
Grupo de Investigação CIEd: Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento


Determinantes do consumo de tabaco em função do género: implicações para a criação de uma geração de não fumadores
PTDC/CED/67763/2006.
Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Investigador Responsável: José Alberto Gomes Precioso
http://www.fct.mctes.pt/projectos/pub/2006/Painel_Result/vglobal_projecto.asp?idProjecto=67763&idElemConcurso=903
Grupo de Investigação: Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento


PIGAFETTA - Utilização educativa do computador Magalhães nas escolas do 1º ciclo do Norte de Portugal
2009/057F/GEPE/ABS
Projeto financiado pelo Ministério da Educação
Investigador Responsável: António Osório
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes 


Implicações Pedagógicas da Utilização de Podcasts em Blended-Learning
PTDC/CED/70751/2006
Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Investigadora Responsável: Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de Carvalho
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes 


POAW - Produção de Objectos de Aprendizagem para a Web
Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (co-financiado pelo POS_C Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, Edital de 31 de Janeiro de 2006, Eixo prioritário 4 Massificar o Acesso à Sociedade do Conhecimento, Medida 4.2 Dinamizar a Produção de Conteúdos e Aplicações de Banda Larga, Nº de Origem: 727 / 4.2 / C / REG)
Financiamento: 390 018,76 euros, 01 de novembro de 2006 – 31 de março de 2008
Investigadora responsável: Lia Raquel Moreira Oliveira
Grupo de Investigação: Aprender em Ambientes Emergentes 


Pós-doutoramentos 


Transição, Adaptação e Sucesso Académico: As Trajetórias e Vivências dos Estudantes ao Longo do 1º ano do Ensino Superior

Bolsa de pós-doutoramento: Alexandra Maria Dantas de Castro Araújo Mendes
SFRH/BPD/85856/2012
Período: janeiro,2013 - dezembro, 2015
Orientação: Leandro da Silva Almeida
Grupo de Investigação: Desenvolvimento psicossocial, Aprendizagem e Necessidades Especiais


Resolução Criativa de Problemas: estudo de um programa de intervenção em adolescentes no contexto educativo
Bolsa de pós-doutoramento: Maria Ivete Pinto de Azevedo
Referência SFRH/80825/2011
Período: setembro,2012 - agosto, 2015
Orientação: Fátima Morais
Grupo de Investigação: Desenvolvimento psicossocial, Aprendizagem e Necessidades Especiais




 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CIEd Símbolo de Acessibilidade na Web D.