Universidade do Minho  

 
 
  Autenticação/Login
 
home
Contactos
Mapa do Site
email
   
  imprimir
 
voltar 
II COLÓQUIO - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores​
Universidade do Minho sábado, 09-09-2017
O colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores visa constituir um espaço de debate e de divulgação de estudos centrados em problemáticas atuais e pertinentes da formação de professores nas sociedades ocidentais. Face às questões socioeducativas que hoje se colocam, decorrentes das pressões políticas e económicas da agenda neoliberal e neoconservadora transnacional que largamente determina as opções político-educativas dos governos nacionais, a formação de professores não se pode colocar à margem do debate e da problematização destas opções e suas implicações para a qualidade do serviço educativo. Não pode ainda ficar incólume face aos fenómenos violentos da globalização, cuja face mais visível se manifesta diariamente nos atos de terrorismo, xenofobia, homofobia, violência de género, guerra e fome, que, entre outros, marcam a atualidade social.
    
 

O colóquio é de âmbito multidisciplinar, esperando-se que as propostas de comunicação tragam para odebate questões políticas, sociais e económicas relevantes para a educação eformação de professores, equacionando as suas implicações para as decisõescurriculares e pedagógicas que as instituições educativas e de formação deprofessores tomam. As propostas devem explorar questões tais como: De que modoestão a responder as instituições educativas e de formação de professores àspressões políticas e económicas transnacionais sobre a educação e formação deprofessores? Como estão as escolas e os professores a responder às exigênciasde performatividade avaliativa atual? Que respostas curriculares e pedagógicassão dadas pelas escolas a populações marcadas por processos de discriminação eexclusão social? De que modo são/podem ser as tecnologias digitais decomunicação inclusivas? Quais são as implicações para a qualidade dos programasde formação à distância? Que interesses são servidos pelos conteúdoscurriculares escolares? Qual o papel os manuais escolares e de outros recursoseducativos (tecnológicos) na construção do conhecimento construído na e pelaescola? Que respostas curriculares e pedagógicas estão a ser dadas a populaçõesem risco de abandono escolar? De que modo estão os programas de formação deprofessores a preparar profissionais para atuarem numa sociedade da informaçãoe do conhecimento? Como preparar professores para uma sociedade e escolamulticulturais? Que preocupações de educação para a justiça social revelam osprogramas de formação de professores? Como podem as escolas e os programas deformação promover a educação para a paz e para os direitos humanos?

 

Estas e outras questões relevantes para a discussão de desafios curricularese pedagógicos atuais à formação de professores serão acolhidas pela organizaçãodeste colóquio.

?

O tema do II Colóquio DesafiosCurriculares e Pedagógicos na Formação de Professores é a formação e(m)contexto de trabalho. Pretendem-se discutir questões relacionadas com aformação de professores, nomeadamente os modelos e processos de formação e seusefeitos na aprendizagem profissional. Serão ainda analisados aspetosrelacionados com a supervisão pedagógica, com a colaboração docente e com aarticulação entre os contextos de formação e os contextos de trabalho.

 

Prazo para submissões:

 

Osautores devem enviar a sua proposta de comunicação para:  coloquiodesafioscurriculares@gmail.com

 

Aceitam-se propostas de comunicação emespanhol e português nos seguintes formatos: 

-Resumos(200 palavras) -até 10 de agosto 

-ArtigoCompleto (2.500 palavras) -até 31 de julho (para publicação em ata casoos autores assim desejem) 

?

Prazo para inscrições:

 

- Estudantes (inscriçãorealizada até 30 de julho de 2017) - 40?

- Estudantes (inscrição realizada após 30 de julhode2017) - 50?

- Profissionais (inscrição realizada até 30 de julho de2017) - 50?

- Profissionais (inscrição realizada após 30 de julho de2017) - 60?

 

Nota: O preço da inscrição inclui documentaçãodo colóquio, coffeebreaks, e livro Desafios curriculares e pedagógicos naformação de professores, publicado pela Pedago. Serão publicadas atas com ISBN(versão digital de acesso aberto).

 

mais informações: https://desafioscurriculares.wixsite.com/meusite-1
 
voltar 
 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CIEd Símbolo de Acessibilidade na Web D.